Páginas

13/02/2011

1

Amamentação e a Casinha da Sofia...

Ola galerinha...
Hj meu maridinho tirou fotinhas da minha barriguinha(ou barrigaum)...mais estou no meio do olho do furação já que minha casa esta em reforma...É antes de Sofy nascer resolvi reformar já que depois só poderia mexer qdo ela tivesse grandinha(pó/stress/gente entrando e saindo muito desgastante pra um adulto imagine um bb)...Então vou colocar minhas fotinhas aki...



Ah tbm quero postar um texto sobre amamentação que uma colega do E.F. postou no forum mamãe de Abril...Hiper interessante e esclarecedor...
1) Nos primeiros dias (+ ou – 3 dias) a mamãe produz o colostro, que é o que irá garantir que o bebê adquira resistência imunológica e o protegerá de muitas doenças, inclusive simples resfriados.
2) Para se ter leite é só deixar o bebê mamar. Quanto mais ele mama, mais ele estimula a produção. Com aproximadamente 15 dias mamando, os seios irão regular a quantidade de leite conforme a necessidade do bebê.
3) IMPORTANTE: O leite é produzido em camadas, por isso é importante que o bebê mame 1 seio inteirinho por vez. A primeira camada contém sais minerais e as últimas proteínas e gorduras. Se intercalar o seio, ele irá tomar somente água!! E sentirá fome constante.
4) Se o bebê não mamar os dois seios, não se esqueça de intercalar os seios a cada mamada. Para não esquecer qual seio foi da última vez pode-se usar uma fitinha, um paninho ou mesmo um marcador. (é comum a mamãe cansada não se lembrar qual seio deu).
5) Os seios só irão rachar se a pega não estiver correta. O bebê tem que abocanhar a aureola toda para mamar. Tem bebês que pegam certinho de primeira e têm outros que a mamãe precisa ensinar.
6) Não pode colocar os seus dedos em cima do seio, puxando-os para você. Os seios têm que ficar soltos. Se vc puxar de um lado e o bebê para outro, a pele não irá agüentar e irá rachar. O rostinho do bebê fica quase “enterrado” no seio e não há o que se preocupar que ele estará bem.
7) Caso seja necessário tirar o bebê do seio, ou mesmo acertar a posição, procure sempre colocar a palma da mão, em forma de concha embaixo do seio. Movimente-o assim.
8.) Assim que o bebê terminar de mamar deve-se esvaziar totalmente a mama. Se ficar leite, este poderá empedrar.
9) Caso ocorra do leite empedrar é só fazer massagem. A massagem é feita com a ponta dos dedos, circulando todo o seio em forma de espiral. Sempre comece dos bicos para a base e nunca ao contrário.
10) Para hidratação dos bicos e cicatrização de rachadura (se ocorrer), usar o próprio leite. Assim SEMPRE que acabar de amamentar passe um pouco de leite nos mamilos. Não há necessidade alguma de usar pomadas e muito menos de usar bicos artificiais.
11) Evite ao máximo usar protetor de seios. Mesmo os com gel abafam e podem procriar fungos. Use a concha flexível após a mamada. Uns 5 minutos com a concha costumam ser suficientes.
12) Na maioria das cidades brasileiras há grupos de apoio a amamentação. Procure conhecê-los antes de o bebê chegar. Na internet tb há grupos, tais como “Amigas do Peito” que dão orientação. Peça ajuda sempre que achar que precisar, mesmo que vc pense que a dúvida seja "boba"!!! Pode ser na 1ª hora, no 1º dia, na 1ª semana, não se iniba!! A amamentação é importante demais para esperarmos...
13) Nunca use óleos ou hidratante nos mamilos. E não passe buchas, toalhas e sabonetes. Os primeiros irão deixá-los macios e sensíveis e os últimos irão machucar a pele, mesmo que não visível.
14) Se precisar pular uma mamada no peito, nunca use mamadeira!! Elas são completamente desnecessárias e podem viciar o bebê. Antes de se ausentar, retire o leite, coloque-o em vidro esterilizado e guarde na geladeira. Quando for dar para o bebê aquecer o leite e usar um copinho adequado (hoje tem vários no mercado livres de BPA).

PS.: Acredita-se que tomar sol nos mamilos, em horário adequado, (ou expô-los à luz), durante uns 10 minutos diários ajuda a fortalecer os bicos. Isto não é comprovado, mas o sol, tomado de forma adequada, é sempre muito saudável!! Não só para os seios, mas para a mamãe e para o bebê tb.

Bebês que têm alimentação EXCLUSIVA no peito, até o 6º mês, são mais saudáveis que os que não têm. Isto quer dizer que ele não irá precisar de fórmulas, chazinhos ou introdução de qualquer alimento e água antes deste tempo. Fuja de pediatras que disserem que seu leite é fraco, ou que está na hora de introduzir suquinhos e papinhas antes do 6º mês!!! NÃO existe leite fraco!!!! Existe sim, pediatras mal (in)formados.
(Ressalva às mamães que têm que trabalhar e não têm outra opção.)

Esta parte é “polêmica”...: Se bebê chorar antes de 2 horas (aproximadamente) após uma boa mamada ele não estará com fome!! Têm vários outros “itens” a serem verificados antes de colocá-lo no seio novamente. Se colocá-lo no seio, ele irá mamar, se acalmar, acostumar a ficar mais que o necessário “chupetando” o peito, mas não terá resolvido o real problema e em pouco tempo ele irá chorar novamente... (mas este é um outro tópico)...

Espero que eu tenha te ajudado.
Lembre-se: amamentar não é fácil, mas nascemos para isso!!! Somos mulher e seremos mãe, é institivo, natural.

Um comentário:

  1. pull the pants down let me see I love naked pregnant women

    ResponderExcluir

Os meus posts são movidos a comentários...Então esse blog depende de vc para ter novas postagens...
Glauh e Sofia agradecem!
Blessed be!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...